Canyon fortalece a sua posição forte no mercado: GBL une-se como novo sócio

POR: Tiago Rio

Depois de intensas conversas com potenciais investidores, o fundador da empresa, Roman Arnold, escolheu Groupe Bruxelles Lambert (GBL) como novos sócios da empresa líder mundial em venda de bicicletas. Em associação com GBL, Canyon espera acelerar o alto nível de experiência em inovação, aumentar a liderança tecnológica e melhorar o serviço ao cliente. Além disso, irá focar-se no desenvolvimento de novos conceitos de mobilidade sustentável. Com sede em Bruxelas, GBL é uma das maiores empresas de investimento da Europa e oferece a sua experiência em marcas, desportos e estilo de vida, apoiada pelo seu investimento na Adidas, da qual é a maior acionista.

De uma pequena garagem em Koblenz ao sucesso mundial, a história da Canyon é de sucesso contínuo. Nos últimos sete anos, o crescimento médio dos negócios com sede na Alemanha foi de 25%. No ano fiscal de 2020, as vendas ultrapassaram 400 milhões de euros pela primeira vez, impulsionadas pelo forte portefólio de produtos, tecnologia e experiência em desenvolvimento da Canyon, bem como a expansão contínua no mercado dos EUA. Com um desempenho excecional nas áreas das bicicletas de estrada, montanha e gravity, bem como nas bicicletas urbanas e de fitness, a Canyon desenvolveu agora um catálogo completo de bicicletas elétricas em todas as gamas. A empresa atingiu uma escala em que precisa de parceiros fortes para continuar a crescer e inovar.

Após uma cooperação bem-sucedida com a empresa americana TSG Consumer Partners, que chegou à sua conclusão em 2020, o objetivo da Canyon e Roman Arnold era encontrar um novo parceiro igualmente adequado. “Conseguimos tornar-nos um campeão digital global por meio do sucesso constante. Por meio da tecnologia, da expansão global e das conquistas desportivas, alcançamos muito. Agora é o momento certo para continuar na ofensiva e aproveitar todas as oportunidades, que são muitas. É por isso que estou muito feliz com a parceria com a GBL, que convenceu a minha equipa e a mim com a sua paixão pelo nosso negócio, os seus anos de experiência e os seus planos de longo prazo", disse o fundador e presidente do Conselho Consultivo. Ian Gallienne, CEO da GBL, está igualmente entusiasmado com a nova parceria, "Canyon tem um histórico incrível, uma equipa forte e grande potencial. Estamos entusiasmados com a parceria com Roman Arnold e a equipa Canyon. Juntos, queremos levar esta história de sucesso para o próximo nível.

Além da GBL como acionista principal, Roman Arnold continua a ser o maior acionista individual da Canyon Bicycles GmbH, com 40% das ações. Como coinvestidor da GBL, Tony Fadell, ex-vice-presidente sénior da divisão de iPod da Apple e também um ciclista apaixonado, junta-se à Canyon com o apoio de toda a sua equipa. Com a sua empresa e a equipa do Future Shape, que tem como foco a sustentabilidade, ele apoia as empresas a tirar tecnologias digitais inovadoras do laboratório e aplicá-las no uso diário. Nas suas palavras "Roman e a sua equipa construíram um negócio incrível nos últimos 20 anos. Estamos honrados em ajudar a impulsionar uma marca inspiradora como a Canyon e atender ao crescente interesse pelas bicicletas, dos trilhos ao transporte, enquanto deixamos os carros estacionados."

Blythe Jack, Diretor Executivo da TSG Consumer Partners, acrescentou: “Estamos extremamente gratos pela extraordinária parceria que desfrutámos nos últimos cinco anos com Roman Arnold e a equipa Canyon, e estamos muito orgulhosos das muitas realizações que alcançamos juntos ao longo de um período de crescimento significativo. Vemos um futuro brilhante para a Canyon e esperamos ver um sucesso ainda maior com o GBL".

O banco de investimento Robert W. Baird & Co. Incorporated (Baird) atuou como consultor financeiro exclusivo da Canyon na procura de investidores. A operação está prevista para ser concluída durante o primeiro trimestre de 2021, quando as aprovações regulatórias necessárias tiverem sido obtidas.