Os Melhores Locais da Europa Para Pedalar

POR: Edgar Santos

O mundo lá fora chama pelo seu nome. A sua bicicleta não foi feita para estar pendurada numa parede, algures na garagem.

Este é não apenas um desafio para se dedicar a uma das mais agradáveis atividades lúdicas na qual pode e deve despender o seu tempo. É essencialmente para lhe dar a conhecer algumas das nossas sugestões de aventuras nas quais poderá embarcar entre duas rodas, num futuro não muito distante.

Quer decida partir à aventura a sós, entre amigos ou em família, compilámos algumas ideias que merecem seguramente a sua consideração. Estas são tão distintas como aliciantes, tendo em comum apenas a sua beleza incontornável, motivo pelo qual esperamos que possa quase sentir o vento na sua cara a passear entre duas rodas por qualquer um dos seguintes locais.

Córsega, França

A bela ilha do Mediterrâneo é uma verdadeira joia entre os locais mais paradisíacos do nosso continente. Encontra aqui escarpas rochosas à beira-mar, vilas antigas ao virar de cada curva e pequenas enseadas de água azul-turquesa. É também uma localização onde encontra excelentes estradas, ideais para poder conhecer a ilha entre duas rodas.

Escolha bem as rotas a percorrer de antemão, uma vez que o terreno acidentado da Córsega pode por vezes levar até os mais experientes ciclistas a pensar duas vezes.


Yorkshire, Reino Unido

O Reino Unido pode remetê-lo para chuva e frio, enquanto tenta segurar um guarda-chuva no centro de Londres. É, porém, no Norte de Inglaterra que encontra paisagens de perder o fôlego e ar puro em abundância para desafiar entre duas rodas.

Pequenas vilas pitorescas, a afável e lendária hospitalidade dos povos do Norte de Inglaterra e natureza sem igual são motivos mais que suficientes para esse passeio. 

Entretanto, não se esqueça: deve pedalar pelo “outro lado” da estrada!

Faro, Portugal

Se não está disposto a atravessar a Europa para pedalar, porque não ponderar ir para fora cá dentro?

O Distrito de Faro oferece tanta variedade quanto qualquer outro dos fantásticos locais da nossa lista. Tem assim a desculpa perfeita para alguns dias mágicos de férias no sul do país que pode complementar com inúmeras atividades, mas é ao partir à descoberta de bicicleta que vai ficar a conhecer o verdadeiro Algarve.

As zonas mais rurais encerram surpresas que o vão surpreender e que contrastam com as zonas mais turísticas à beira-mar.

Amesterdão, Holanda

A boa notícia desde logo é que ninguém vai estranhar outro ciclista por aquelas partes. Amesterdão é, por defeito, a capital das duas rodas e nem o frio do inverno demove os Holandeses de se deslocarem de forma prática.

Descubra a cidade da mesma forma que os locais vivem nela, ou dirija-se aos arredores para uma aventura entre moinhos de vento, infindáveis estufas de flores e algumas das paisagens mais belas da Europa.

Maiorca, Espanha

Encontra em Maiorca bem mais do que aquilo que as agências de viagens lhe oferecem em qualquer pacote turístico.

Em todos os recantos da sua costa, encontrará belíssimas “callas”, praias e pequenas vilas onde se sentirá tentado a parar para se refrescar. As estradas Maiorquinas são particularmente apelativas e bem cuidadas, e os locais tendem a ser cuidados condutores que nunca têm pressa para chegar ao destino.

No centro da ilha, o relevo é acidentado e as paisagens são de tirar a respiração. Fica ao seu critério se pretende uma subida desafiante ou uma descida relaxada com uma típica “ensaimada” como recompensa.