Bontrager Blaze Wavecel - o novo padrão em segurança

POR: Fábio Almada
FOTOS: Tiago Rio

A marca de acessórios Bontrager, que pertence ao grupo Trek, lançou recentemente uma nova tecnologia de protecção contra lesões cerebrais denominada “WaveCel”. O Blaze é o primeiro dos seus capacetes a incorporar este novo sistema de amortecimento de pancadas, que segundo a marca é 48 vezes mais seguro que os capacetes convencionais de EPS.

O Wavecel foi desenvolvido numa parceria entre a Trek, Bontrager, o cirurgião ortopédico Dr. Steve Madey e o Engenheiro Biomecânico Dr. Michael Bottlang numa colaboração que durou 4 anos. A grande mais-valia do Wavecel é a forma como absorve a energia em várias direcções, o que é possível porque as paredes das células movem-se independentemente até partirem, prevenindo concussões 99 vezes em 100.

No teste foi utilizado um capacete de tamanho S, pesando apenas 380g. Este modelo está disponível em mais 2 tamanhos: M e L

Foi um dos capacetes de All Mountain mais leves que experimentei. As primeiras impressões foram bastantes positivas, mostrando-se bastante confortável e fresco, devido à boa ventilação permitida pelo Wavecel. 

O fit na cabeça é bastante bom. Todavia ao acoplarmos a GoPro ao encaixe integrado Blendr, sentimos que o capacete abana um bocado. Este apoio permite em alternativa fixar uma luz compatível da marca Bontrager. Outro ponto que gostei bastante foi a fita almofadada NoSweat com canais de silicone que mantém o suor afastado dos olhos.

A Bontrager oferece o compromisso de substituição por acidente, que garante a substituição gratuita do capacete caso este seja envolvido num acidente no primeiro ano após a compra.

O preço do capacete é de 249,99€. Comparado com a variada oferta disponível do mercado parece um custo alto, no entanto se o wavecel for tão eficiente como anunciado, justificam-se os 249,99€ pelo nível mais elevado de protecção oferecido. Quando escolhemos equipamentos temos que ter em atenção que é a nossa segurança que está em jogo, no caso de uma queda este tipo de produtos pagam-se várias vezes a eles próprios salvando-nos de graves danos.

FICHA TÉCNICA

Prós: Nível de protecção superior. Óptima ventilação.

Contras: Não é para todas as carteiras.

Peso: 380g (tamanho S)

Preço: 249,99 euros

Site do fabricante