Stumpjumper EVO Pro Carbon

POR: Tiago Rio

O ano passado a Specialized apresentou uma versão mais radical da Stumpjumper: a EVO de alumínio. Mais comprida, com maior ângulo de direção, tão agressiva como desejava quem desafia os limites da condução Trail, e que a recebeu de braços abertos. Logo de seguida começaram a trabalhar na versão em carbono da EVO. Agora está aqui o resultado, a Stumpjumper EVO Pro Carbon 29.

O carbono tem muitos benefícios, mas o que interessa à maioria das pessoas é o peso. Logo, o peso diminui consideravelmente graças ao carbono. O tamanho maior de quadro, o S3, pesa menos de 2,26kg sem amortecedor.

Comprida, lançada e com o centro de gravidade baixo: a EVO de carbono está um passo à frente no que é uma geometria progressiva, com o mesmo ângulo de direção que a bicicleta de DH, a Demo, com 63,5 graus, um tubo de selim pouco inclinado (porque para descer, há que subir) e um grande alcance (reach). O resultado? Confiança total em qualquer situação.

Grande poder de travagem: Os travões de quatro pistons SRAM Code RSC ajudam a controlar e travar rapidamente. Máxima potência de travagem. Boa modulação.


Suspensões fox ar/mola: Se vais ao limite, necessitas de controlo absoluto. A suspensão FOX FLOAT 36 Performance Elite e o amortecedor de mola DHX2 Performance Elite são as suspensões perfeitas para esta bicicleta.

Sobe facilmente: Com a transmissão de 12 velocidades SRAM GX Eagle de 12 velocidades podes esquecer os elevadores ou as boleias para subir. Com uma cassete 10-50 a EVO vai-te permitir escalar qualquer subida.