Apresentação da nova gama KTM 2019 para montanha

POR: Tiago Rio

O segmento MTB da KTM Bike Industries 2019 funde-se com os ciclistas atuais e apresenta uma gama de bicicletas contemporânea. Bicicletas de montanha com design apelativo, tecnologias avançadas e geometrias modernas para ciclistas atuais. 

Prowler

A Prowler concentra todo o entusiasmo do Enduro numa bicicleta eficiente graças ao sistema de amortecimento SLL-Straight Line Link que mantém grande agilidade tanto a descer como a subir. O cruzamento genético das rodas 29' com 150mm de curso num quadro em carbono com geometria ambiciosa concentra na Prowler uma pedalada apurada e ágil em subida com uma dinâmica intuitiva e poderosa a descer.

A posição de condução, proporções e ângulos do quadro resultam em acelerações surpreendentes e manter velocidades elevadas em trilhos acidentados é genial na Prowler. O quadro desta poderosa e corpulenta bicicleta de Enduro revela um cockpit baixo e assertivo conjugado com um ângulo do tubo do selim reservado equilibra a evidente vocação atlética para pedalar em subida e trilhos de montanha com uma desenvoltura fluída e natural para as descidas mais contagiantes. 

A gama Prowler estende-se por 3 modelos com quadro em carbono (duas versões Sonic – uma com XTR  e outra com XX1 além da versão Master com X01) e dois quadros em alumínio (versão 291 e 292), 150mm de curso, roda 29’, transmissão de 12 velocidades e espigão telescópico em todas as versões.

  • QUADRO: Carbono/carbono (3) Alumínio de tripla espessura (2);
  • AMORTECIMENTO: Sistema SLL – Straight Line Link de 150mm;
  • CABLAGEM INTERNA: Estética contemporânea;
  • BOOST PREMIUM TECHNICS: Eixo 148x12mm atrás ,110x15mm à frente. 

Scarp

Sofisticada no design, Impetuosa na performance: o comportamento vivo e direto do triângulo traseiro, com apenas 3 pivôs de rotação, mantém o fluxo energético dos watts debitados pelo atleta mesmo nas maiores compressões. Reconhecida tanto pela estética como pelo peso e sumptuosa performance, a gama KTM Scarp 2019 cresceu nas versões disponíveis com quadro em carbono com a introdução da versão Prime e Elite!

A versão de topo – Sonic - regista um peso de 9,7kg com equipamento insuspeito para as provas mais exigentes (Shimano XTR de 12 velocidades, Fox 32 SC Kashima com bloqueador remoto para suspensão amortecedor e rodas em carbono DT Swiss XRC 1200), importante referenciar ainda que todos os quadros em carbono são fabricados integralmente – triângulo dianteiro e traseiro - em carbono, o que origina pesos verdadeiramente excecionais como atingido pela Scarp Master 10,9kg, com espigão telescópico incluído.

O segredo: O sistema de amortecimento SLL- Straight Line Link da KTM Bike Industries é um ex-libris entre as FS: o triângulo traseiro prescinde do ponto de rotação junto ao eixo traseiro e pactua com as escoras superiores que possuem uma qualidade “bipolar” única – a sua flexibilidade de oscilação (sensivelmente 8mm) reduz as vibrações ao mesmo tempo que responde com grande suavidade, sensibilidade e tração mesmo às mais pequenas irregularidades. Além disso, triângulo traseiro composto por uma única peça coloca menos tensões adversas sobre o quadro e, simultaneamente com o amortecedor, dispõe de grandes reservas de fluidez nos trilhos mais acidentados.

Mas há mais: o sistema de amortecimento SLL dispensa um ponto de apoio do balanceiro do amortecedor, com enormes vantagens na rigidez, na capacidade de impulso a qualquer pedalada e sobretudo na interação com o ciclista. Este quadro é o par perfeito na propulsão, na rigidez, na tração e no peso reduzido. Em 2019 vai estar disponível também em 2 versões com quadro em alumínio.

  • QUADRO: Carbono/carbono (5) Alumínio de tripla espessura (2);
  • AMORTECIMENTO: Sistema SLL – Straight Line Link de 90mm;
  • CABLAGEM INTERNA: Estética contemporânea;
  • BOOST PREMIUM TECHNICS: Eixo 148x12mm atrás ,110x15mm à frente.

Myroon

A bicicleta hardtail que acompanha os atletas ao pódio mantém na coleção 2019 a liga em nano-carbono premium nas 4 versões de topo (Sonic, Prestige, Prime e Master) sendo o quadro das restantes versões em Performance Carbon. O peso do quadro em nano-carbono premium é de apenas 975gr e recorre a um método sofisticado de sobreposição de camadas de carbono que elimina todas as ‘emendas’ na transição de camadas.

Este quadro tem 120% melhor compromisso entre rigidez torsional e capacidade de impulso a cada watt debitado pelo ciclista, mas mesmo assim mantém um equilíbrio natural na leitura do terreno com uma suavidade que recompensa o atleta com muitos quilómetros de energia. Aquela que é a rainha do Cross pode ser encontrada com pesos verdadeiramente excecionais: 8,4kg na versão Sonic e apresenta ainda 4 bicicletas abaixo dos 10kg, sendo a mais acessível na versão Master 12v (9,9kg) por, o que demonstra os excelentes pesos conseguidos por este quadro verdadeiramente excecional!

Na restante gama, a desportiva e interativa Myroon chega agora à linha de entrada com novo modelo – a versão Alpha. A gama foi restruturada com 9 modelos e surge novamente na gama a Myroon Glory, uma bicicleta especialmente adaptada para fisionomias até 1,65mt: o quadro de 15’ polegadas monta com sistema de transmissão de 12 velocidades Sram NX Eagle e componentes cujas medidas foram revistas: pedaleiro com cranks mais curtos, avanço também mais curto e um guiador além de rizer, é ligeiramente mais curto.

  • QUADRO: Carbono Light Premium (4) e Performance Carbon (5)
  • CABLAGEM INTERNA: Estética contemporânea;
  • BOOST PREMIUM TECHNICS: Eixo 148x12mm atrás ,110x15mm à frente.

Ultra

Os tempos mudaram e a Ultra também. E muito. O novo quadro reanima os longos e livres passeios de bicicleta com soltura para aventuras ousadas. A geometria foi atualizada com um triângulo traseiro compacto e uma frente ‘lançada’ que dá origem a uma bicicleta animada e desenvolvida para os trilhos de montanha. No terreno o comportamento é estável e firme nas subidas e confortavelmente linear nas descidas. 

Tecnicamente, o quadro em alumínio revela um peso pluma: 1200gr! Além disso, incorpora tecnologias premium: alumínio de tripla espessura, geometria boost, coluna de direção taper e cablagens internas. Atenta às tendências do ciclismo, este quadro surge com vocação para transmissões de prato único ou duplo e ainda com versatilidade adicional de montagem de alforges para as maiores aventuras. 

  • QUADRO: Alumínio
  • CABLAGEM INTERNA: Estética contemporânea;
  • BOOST PREMIUM TECHNICS: Eixo 148x12mm atrás ,110x15mm à frente (apenas na versão PRO)