Specialized apresenta a nova Venge

POR: Tiago Rio

A Venge adotou um conceito emergente que empiricamente prova que a otimização aerodinâmica é o que de mais importante see pode fazer de modo a tornar os atletas mais rápidos. Tradicionalmente todas as bicicletas aero tinham algum tipo de compromisso, como o peso, comportamento, velocidade ou complexidade.

Com a nova Venge de terceira geração, a Specialized pretende criar uma bicicleta que é rápida em todo o lado, em qualquer tipo de terreno e condição, enquanto melhora a aerodinâmica, poupa peso e aperfeiçoa o comportamento e resposta.

Aerodinâmica

Comparando com a mais rápida bicicleta aero Specialized à data, a Venge ViAS, a nova Venge é oito segundos mais rápida em 40 km, a 0 graus de guinada. Na estrada, onde os ciclistas são confrontados com ventos cruzados, a nova Venge é ainda mais rápida com a sua otimização de tubos que se destaca nos ventos cruzados.

Peso

O novo quadro da Venge é mais leve que o principal quadro de competição com travões de disco, o S-Works Tarmac SL5 Disc (1020g). De facto, o quadro Venge de 2019 pesa escassas 960g ( /-30g) em tamanho 56cm na decoração “Satin Black/Holographic Foil”. Este peso é calculado sem quaisquer peças pequenas, tais como o dropout do desviador traseiro, parafusos para as grades de bidon, grampo do espigão de selim, rolamentos do eixo pedaleiro ou caixa de direção.

O peso total de uma S-Works Venge Disc com Dura-Ace Di2 em Satin Black/Holo Silver, tamanho 56, é 7,1kg ( /- 100g).

Comportamento

Venge utiliza o design Rider-First Engineered™, de modo a assegurar que cada quadro desempenha de forma irrepreensível, independentemente do seu tamanho. Isto é alcançado através de uma mistura de aquisição extensiva de dados, feedback especializado de ciclistas profissionais, e uma abordagem meticulosa à construção em carbono.

Geometria e Ajuste

E embora os números do stack e reach do quadro sejam diferentes dos da Tarmac, o ajuste é idêntico. A Tarmac SL6 tem um cone de direção 10mm mais alto, e a Venge tem um mínimo de 18mm de espaçadores no seu “cone de direção”. Isto significa que a posição mais baixa onde podes colocar o teu avanço é idêntica entre as duas plataformas.

O espigão de selim da Venge é oferecido com dois offsets: 0mm e 20mm. Também vem com dois comprimentos: 300mm e 390mm.

Os avanços da Venge são oferecidos com dois ângulos diferentes e tamanhos múltiplos. Um avanço de 6 graus é oferecido nos tamanhos seguintes: 80, 90, 100, 110, 120, 130 e 140mm. E o avanço de 12 graus é oferecido nos seguintes tamanhos: 110, 120, 130 e 140mm.

O novo guiador Aerofly II é proposto em quadro larguras: 380, 400, 420 e 440mm. É mais rápido, leve e rígido, e o topo apresenta um padrão texturado para aderência e controlo extra. Um stop para a fita incluído também assegura que a tua fita de guiador aparenta ser super pro e torna a sua aplicação muito mais fácil.

Folga para pneu

A Venge vem especificada com pneus de 26mm, de modo a providenciar a melhor combinação de performance aerodinâmica, comportamento, e resistência ao rolamento.

Mas não tem qualquer problema em montar pneus de 32mm de largura. Um exemplo de folga para pneu nesta bicicleta são os pneus Roubaix 30/32mm a 50psi, em aros Roval com 21mm de largura interna, que medem 34mm de largura e têm mais de 1,5mm de folga no ponto mais apertado da Venge.

Compatibilidade dos componentes

A Specialized tomou a decisão de desenhar a Venge apenas com compatibilidade para sistemas de transmissão eletrónicos. É compatível com sistemas Shimano Di2, SRAM eTap e Campagnolo EPS -providenciando que estes utilizem uma bateria interna. Foi aproveitado o espigão de selim de secção mais profunda, integrando o cilindro da caixa de junção A do Di2 no espigão. Isto mantém o cockpit super limpo e permite aos mecânicos da equipa terem alcance a partir do carro para fazer ajustes a meio da corrida.

O Sistema de travão de disco na Venge segue o padrão “flat-mount” da Shimano.

A medida padrão para eixos passantes é 142x12mm atrás e 100x12mm à frente, e os eixos passantes que equipam a Venge são apertados com uma chave hex de 6mm, ficam nivelados com o quadro e os dropouts da forqueta, e são incrivelmente leves, pesando escassos 67g o par – isto é metade do peso de QR’s padrão.