Velocidade e aderência com o novo Composto de Pneu Specialized T9

POR: Tiago Rio

A marca californiana apresenta o T9, o seu composto mais aderente até agora. A mais recente adição aos compostos da série Specialized Trail, o T9 foi criado para ciclistas à procura dos limites nas descidas, perfeito para quem se quer focar no Gravity.

Abordaram o desenvolvimento deste composto com princípios de suspensão logo à partida, porque a suspensão começa com os pneus. A  equipa de engenheiros da Specialized trabalhou no T9 de modo a maximizar as suas características de recuperação e amortecimento. Demasiada recuperação e os pneus comportam-se como uma bola saltitona, aos saltos pelo trilho. Demasiado amortecimento será como usar uma pastilha elástica; muito mole e sem definição. Desenvolveram o composto T9 para atingir o ponto ideal, que reduz significativamente a deflexão do trilho e amortece os impactos, de modo a traduzir essa energia em tração. Posto de forma simples, eles agarram o trilho para que se possa travar mais tarde, saltar mais longe e conduzir mais depressa.

O T9 está disponível nas versões de piso Eliminator, Hillbilly e Butcher, nas carcaças Gravity Grid para uso intenso em dias de Downhill, durante os quais a proteção contra furos é fundamental.

Para ciclistas de trilhos com longas subidas no horizonte, fizeram um Butcher equipado com T9, na polivalente carcaça Grid Trail, oferecendo aos ciclistas a combinação da sua mais aderente borracha no seu piso mais polivalente, numa carcaça de peso ideal para os trilhos. É como ter um pneu de Gravity numa dieta de escalador.

Passa o tempo a curtir nos trilhos de piso compactado, mas procura um pouco mais de aderência nas curvas? Basta montar o Eliminator de duplo composto T7/T9, com uma faixa central T7 de rolamento rápido, e com piso lateral T9 para aderência em curva sem paralelo.