A Shimano apresenta o sapato para competição de Gravel RX8

POR: Tiago Rio

Onde antigamente pedalavas em todo-o-terreno e usavas sapatilhas velhas, vieram os sapatos de BTT. Onde antigamente um sapato de BTT para todos os propósitos era a resposta para todos os trilhos, vieram os sapatos específicos para cross-country e mais sapatos técnicos. E agora, onde antigamente os sapatos de cross-country eram a resposta para o gravel, um novo sapato específico para gravel foi criado pela Shimano.

Para diminuir o peso, os RX8 destacam certas características que vêm com os sapatos de cross-country, mantendo os suportes de TPU resistentes à abrasão, o estabilizador de calcanhar e a sola de carbono super-rígida dos sapatos de topo de gama XC9 da Shimano, para obter o melhor equilíbrio entre o desempenho em gravel e a capacidade de todo-o-terreno.

Para combinar a versatilidade e a variabilidade das corridas de gravel, a parte superior do RX8 oferece o equilíbrio perfeito entre o poder de fixação e o conforto durante todo o dia, ajustável com um fecho de microajuste duplo Boa IP1. E é mais do que apenas a sensação do pé do ciclista que é acomodado com todo o conforto do dia, a tecnologia Silvadur stay-fresh é usada no material da palmilha para manter os sapatos a cheirar a novo passeio após passeio.

Os sapatos RX8 pesam apenas 265g (tamanho 42) retirando 60-65g do peso dos sapatos XC9 e XC7 de cross-country da Shimano. A redução do peso é alcançada principalmente com um pequeno calcanhar, sem suportes e um fecho Boa IP1, substituído por uma pulseira de velcro. 

Os RX8 estão disponíveis em prateado ou preto e vêm em tamanhos UE 38-50, incluindo tamanhos largos. Combinam com os pedais Shimano SPD M9100 ou M8100.