Garmin anuncia a série fenix 6

POR: Tiago Rio

A Garmin apresenta hoje a série fēnix 6, a nova geração de relógios inteligentes multidesporto, durante o Ultra-Trail de Mont Blanc, que decorre entre os dias 26 de agosto a 1 de setembro em Chamonix-Mont-Blanc, França. A popular série de relógios GPS multidesporto surge com ecrãs de maior dimensão, características inovadoras de rendimento e maior duração da bateria.

A nova edição de relógios GPS multidesporto fēnix 6 e fēnix 6X apresentam um design robusto e sofisticado e foram concebidos para um ajuste mais cómodo no pulso, mesmo com o aumento de dimensão do mostrador de 1.3’’ e 1.4’’ respetivamente – um valor que representa subidas de 17 e 36 por cento face aos modelos fēnix anteriores. O fēnix 6S mantém o seu ecrã de 1.2”, já que se trata de um modelo pensado para pulsos mais finos. Além das dimensões mais generosas, a Garmin apresenta ainda as braceletes QuickFitTM em nylon e silicone. As edições Sapphire acrescentam a qualidade e durabilidade de lentes resistentes a riscos e disponibilizam materiais premium de alto desempenho.

A novidade mais destacada da série é a versão fēnix 6X PRO Solar, o primeiro relógio GPS da Garmin com carregamento de luz solar. Foi desenhado com Power GlassTM, uma lente transparente com carregamento com luz solar que permite recorrer à energia da maior estrela da nossa galáxia para aumentar a autonomia. Graças a esta tecnologia exclusiva de carregamento com luz solar, os utilizadores contam com mais tempo de utilização para se divertirem, para acederem às funcionalidades de treino, ao mapa a cores, ao streaming de música, entre outros. Além disso, é muito fácil verificar o desempenho de carregamento com energia solar diretamente no pulso.

A nova funcionalidade Power Manager (personalizável) permite que o utilizador veja e controle a forma como as diferentes configurações e sensores impactam a autonomia do equipamento. Para maior conforto e confiança antes de uma atividade ou de uma corrida com um percurso maior, a autonomia restante pode ser representada em horas e dias para ajudar a determinar se é possível utilizar o relógio até ao próximo carregamento. Os utilizadores podem ajustar os modos de poupança de bateria desligando algumas funcionalidades para melhorarem a autonomia.

Outra das novidades é a funcionalidade PacePro™, com a qual os corredores podem planificar melhor a sua prova, ajustando o ritmo às estimativas de VO2 Max para poder equilibrar o esforço nos períodos em que existe uma maior inclinação de terreno. Graças a esta característica, os utilizadores podem ver o seu tempo de objetivo, o tempo real, a distância para a etapa seguinte e qual o tempo de atraso ou de adiantamento face ao objetivo diretamente no mostrador do relógio. Além disso, podem criar planos diretamente no relógio com o Garmin ConnectTM ou Garmin Connect Mobile.

Os relógios da série fēnix 6 incorporam características de fácil acesso que incluem perfis de atividade incorporados, estimativas máximas de VO2 e estado de treino com ajustes de calor e altitude. Todos os modelos incluem um leitor melhorado de frequência cardíaca no pulso que permite, entre outras coisas, controlar o stress do quotidiano. Além disso, este monitor de ritmo cardíaco melhorado funciona ainda debaixo de água, para poder controlar as pulsações ao nada, assim como a saturação de oxigénio no sangue e Pulse Ox4 para controlar a aclimatização à altitude durante um treino. Além disso, a inovadora funcionalidade de controlo de energia Body BatteryTM permite que os utilizadores vejam os níveis de energia do seu corpo em qualquer momento, o que pode ajudar na altura de programas treinos, tempos de descanso e qualidade de sono.

Inclui ainda mapas TopoActive da Europa para aventuras ao ar livre e armazenamento de música no dispositivo – até 2.000 canções – permitindo que os utilizadores sincronizem listas de reprodução de vários serviços de música mais populares e sem precisar de transportar o smartphone.

É fácil manter-se sempre ligado com a série fēnix 6, que permite que os utilizadores recebam alertas no pulso para as chamadas recebidas, mensagens de texto, emails e ainda notificações inteligentes. Todos os modelos incluem ainda Garmin PayTM, uma solução de pagamentos contactless que pode ser utilizada nos principais sistemas de pagamento eletrónico em todo o mundo e que permite pagamentos com apenas o relógio, sem necessidade de recorrer ao cartão de crédito, telefone ou carteira.

PVR fēnix 6: a partir de 599,99€ (IVA incluído).