Novidades na gama 2018/2019 das marcas Shimano, Pro e Lazer

POR: Tiago Rio

Esta semana estivémos presentes na apresentação da gama 2018/2019 das marcas Shimano, Pro e Lazer, onde foi possível ver pela primeira ao vivo, as novidades que aí vêm. A nível de transmissões Shimano as principais novidades são o grupo XTR totalmente renovado, e dedicado para atletas de xc, enduro e maratonas. Para estrada o foco recaiu sobre o também renovado grupo Shimano 105.

A nova geração de componentes Shimano Steps para e-bikes apresenta uma gama alargada para BTT e Citadinas, com novos motores mais eficientes e compactos.

A gama de sapatos para Montanha recebe novos modelos como o GR5 - um sapato para pedais de plataforma, mais económico que os actuais GR7 e GR9. O sapato para pedais de encaixe AM5 tem agora um look mais casual e um novo esquema de cores. Para os adeptos do enduro o ME5 apresenta-se com um novo look mais atraente e passou a incorporar fechos BOA em vez dos fechos milimétricos da versão actual.

Para os adeptos de Cross Country os XC7 são uma opção de elevada performance. Para quem quer exclusividade, os Sphyre em verde fluorescente apenas estão disponíveis na loja Viselbi, em Viseu, que é um Shimano Service Center. Os novos óculos da gama S-Phyre também estiveram presentes neste evento.

No que diz respeito a sapatos para estrada, destacamos os RC7, que estamos neste momento a testar e em breve iremos publicar uma análise detalhada deste modelo. Também os Shimano RP4 chamaram a atenção pela tecnologia oferecida num modelo de gama económica.

Na marca Pro, para além de novos modelos de selins e guiadores que visam colmatar algumas lacunas na sua gama, foram apresentadas as novas versões do espigão de selim telescópico Koryak, disponíveis em comprimentos de 100, 125 e 150mm, com passagem de cabo interna ou externa, e todos com sistema de accionamento mecânico. Outra das grandes novidades é a nova bomba para montagens tubeless, que integra um reservatório de alta capacidade, que pode ser carregado com uma pressão elevada, e em conjunto com a válvula de libertação rápida, solta um jacto de ar poderoso para assentar os pneus tubeless nos aros.

Nos capacetes da marca Lazer, um dos destaques foi para o Revolution FF, um capcete integral com queixeira removível, que foi redesenhado para oferecer maior ventilação, de forma a satisfazer as necessidades dos pilotos de enduro. Para estrada o capacete Z1 é o modelo ultraleve da marca Belga com um peso de 190 gramas na versão MIPS.