Shimano introduz estabilizador no desviador traseiro para bicicletas de estrada

POR: Tiago Rio

Como as bicicleta de estrada se diversificam em direção a várias superfícies alternativas como aventura e passeios todo-o-terreno, a Shimano apresenta o Ultegra RX, umu derivação do Ultegra, com um desviador traseiro com estabilizador de corrente (RD-RX800/RX805) para as suas transmissões mecânicas e eletrônicas.

Já por muitos anos os pilotos têm impulsionado os limites do que uma bicicleta de estrada é capaz de fazer, evoluindo o desporto para além da competição de forma a abranger maiores aventuras. Nos últimos anos, vimos uma definição mais ampla do que um guiador de bicicleta pode ser; as rodas de estrada seguiram essa tendência acomodando pneus mais largos. Agora, num passo evolucionário natural, é hora das transmissões também evoluírem.

Os novos desviadores traseiros RX800/805 compartilham muitas características com o desviador Ultegra R8000/R8050, como as passagens precisas e exatas, e o posicionamento SHIMANO SHADOW RD, mas com a chave de estabilização de corrente adicionada (conhecida como tecnologia SHIMANO SHADOW RD ) para controlar o desviador em superfícies irregulares. Tal como nos desviadores de BTT da Shimano, o interruptor On/Off pode ser encontrado ao lado da roldana superior. Quando ativado, o pivot do desviador traseiro é preso para reduzir o movimento excessivo, o ruído e o bater da corrente.

Os desviadores traseiros RX800 / 805 são compatíveis com os manípulos de estrada Shimano (mecânico ou eletrônico) e acomodam cassetes com mudanças baixas de 28 a 34 dentes, tornando-os um upgrade muito necessário para todos os tipos de aventura e passeios todo-o-terreno incluindo ciclocross com correntes de 46-36 dentes até 50-34 dentes.

Juntamente com o desviador traseiro Ultegra RX, vem um novo conjunto de rodas em alumínio WH-RS370-TL, com aro mais largo, tamanho 700c, eixo E-Thru, tubeless ready, específico para disco, para pneus 28-38c (peso 1900gr/par).

Os consumidores podem esperar que os novos componentes estejam disponíveis nas lojas a partir de meados de junho de 2018.