Velocidade explosiva e conforto superior com os novos S-Works 7

POR: Tiago Rio

O que torna perfeito um sapato de ciclismo? É a sua excecional transferência de potência? Conforto superior? Inegável estilo? A resposta simples é "sim" a todas essas características. Com os S-Works 7, a Specialized apostou tudo na produção de um sapato sem compromissos.

Tudo é novo. Tudo é melhor. Mais firme, leve, próximo – os S-Works 7 não poupam quando toca a transferir a tua potência diretamente aos pedais.

Body Geometry

As características Body Geometry são uma ligação vital entre ti e a tua bicicleta, todos os aspetos foram ergonomicamente desenhados e testados cientificamente, de forma a maximizar a potência, aumentar a eficiência, e reduzir as hipóteses de lesão. A Specialized afirma que estes novos S-Works 7 são capazes de proporcionar conforto para uns impressionantes 10 000km.

Arco longitudinal -  Melhor transferência de potência. Mais eficiência. O suporte do arco longitudinal das palmilhas previne o colapso do arco plantar durante a pedalada, para que cada Watt seja contabilizado e nada seja desperdiçado.

Cunha Varo - Alinhamento da anca, joelho e pé está incluído. Com 1,5 milímetros de suporte em ângulo no antepé, os S-Works 7 melhoram a  eficiência biomecânica. O resultado? Mais potência e maior conforto.

Almofada do Metatarso - Diz adeus aos pontos quentes. As palmilhas Specialized tornam os pontos quentes e dormência coisas do passado. Elas conseguem-no levantando e separando os ossos do antepé, aplicando menos pressão nos nervos e artérias.

Cada Watt é sagrado

Máxima transferência de potência – esse é o nome do jogo, e a razão pela qual os S-Works são dos sapatos mais utilizados por profissionais em todo o mundo.

A nova sola Powerline usa engenharia de camadas de carbono, desenvolvida para a Fórmula Um. Foi alvo de um extenso estudo de mapeamento de pressão, pela mesma equipa que desenvolveu o Rider-First Engineering. A marca afirma que este é o maior esforço de engenharia, alguma vez aplicado a uma sola de sapato de ciclismo.

O primeiro calcanhar PadLock era antiderrapante, mas esta característica subtraia algum conforto. O novo calcanhar PadLock foi refinado com base nas opiniões dos utilizadores, de forma a injetar mais conforto na equação sem qualquer perda de eficiência na transferência de potência.

Conceito de luxo introduzido

Raramente luxo é um sentimento associado a sapatos de ciclismo – mas os S-Works 7 querem mudar esse paradigma, ostentando um design com linhas minimalistas num exemplo de forma que complementa a função. Todos os detalhes dos S-Works 7 foram intensamente laborados e escrutinados, de tal forma que características como rebordos colados e apertos BOA exclusivos criam uma estética que verdadeiramente trilha o caminho para a performance.

A Specialized trabalhou diretamente com a BOA de modo a criar apertos nunca antes vistos. Estes apertos rotativos em liga maquinada em CNC não só acrescentam glamour, como também apresentam um mecanismo interno de embraiagem de mola e ajustes milimétricos. Duráveis. Precisos. Perfeitos.

A malha Dyneema deriva do material utilizado pela NASA nos paraquedas de reentrada na atmosfera, é extremamente maleável e adaptável, mas não estica quando puxada. E nestes sapatos, molda-se aos contornos do teu pé para conforto tipo pantufa, sem qualquer perda de potência. Um material do outro mundo.

Para saberes mais sobre este novo sapato clica aqui.