Novidades de estrada da KTM para 2018

POR: Tiago Rio

O elevado número de vitórias em provas de ciclismo obtidas pela KTM Revelator, é um testemunho da capacidade da KTM Bike Industries em conceber e produzir excelentes bicicletas de estrada. Como é evidente, o destaque vai para a vitória nas duas últimas edições da Volta a Portugal e na Volta a Portugal do Futuro.

Em 2018, chega ao mercado a KTM Lisse. Não chega ser Aero se for pesada, de que serve ser Aero se não é confortável, de que serve ser Aero se não é polivalente. A Lisse procura ser o melhor compromisso de equilíbrio em termos de Aero: é leve (998gr), sem tubagens excessivamente dimensionadas mas com um cuidado aerodinâmico que se nota na ausência de apertos de roda, pela assimetria das escoras e que originou a eliminação de arrasto aerodinâmico de toda a zona do pedaleiro, pela ausência de cabos visíveis, entre outros detalhes.

O conforto conseguido quer pelo singular desenho das escoras traseiras, pelo espigão totalmente exposto - com resultados comprovados nos modelos Sky Disc – e pelo inovador e único sistema de ajuste do avanço que consegue 5 posições diferentes sem necessidade de aquisição de qualquer acessório. O sistema de passagem e substituição de cabos que correm em cablagens totalmente internas é tão simples e eficiente que deixa qualquer mecânico tranquilo sem necessidade de perder várias horas de trabalho para substituir um simples espaçador ou mudar qualquer cabo. Além disso, este sistema permite que a LISSE seja a primeira Aero com cabos totalmente integrados a permitir a utilização de sistemas de mudanças mecânicos.

Numa bicicleta tão rápida, o sistema de travagem não poderia ser deixado ao acaso e a KTM mais uma vez demonstra a sua clara aposta nos travões de disco.

A novíssima bicicleta de estrada com design velocista é fabricada com técnicas de moldagem de carbono com ultra modernas que permitiu a aplicação de nano-carbono premium numa taxa record de 85% – esta liga de carbono contém nano-elastómeros entrelaçados na própria estrutura molecular do carbono que reforça a resistência da fibra de carbono aos impactos e torções ao mesmo tempo que suaviza e dissipa as vibrações da estrada. 

O engenhoso sistema de cablagem interna surpreende tanto pela facilidade em realizar manutenções seja no sistema de travagem ou nos cabos e espirais de transmissão (di2 ou normal) como pela eficácia em ocultar todas as cablagens, resultando numa bicicleta com uma estética ‘limpa’. Ao desapertar apenas 4 parafusos do avanço, é possível aceder facilmente às cablagens para efetuar qualquer tipo de manutenção sem complexidade e rapidamente substituir um simples cabo, espiral ou tubo hidráulico.

Detentora de um peso-pluma no segmento Aero, na hora de subir à balança, o quadro Aero KTM Lisse pesa apenas 998gr com o modelo Prestige a acusar 7,2kg na balança. Mesmo a versão de entrada de gama, equipada com grupo Shimano 105 Disc regista uns impressionantes 8,2kg.

Revelator - A bicicleta das vitórias!

A bicicleta vencedora da 78º e 79º Volta a Portugal em bicicleta subiu ao pódio da maior prova nacional de ciclismo através da equipa W52 – FC Porto – Mestre da Cor. Mas não só: esta bicicleta é também a vencedora da 25º Volta a Portugal do Futuro com a equipa sub-23 Liberty Seguros / Carglass!

Na coleção 2018, a bicicleta surge com grafismos renovados e apresenta-se mais elegante, sóbria e concentrada nas cores do da marca (preto/laranja) e nas cores das equipas com que obteve os maiores sucessos em competição (azul). O quadro KTM Revelator é integralmente fabricado em liga de carbono performance através de processo monocasco: consiste numa estrutura única mais rígida e sem pontos frágeis que dá origem a uma bicicleta de resposta energética e dinâmica a qualquer impulso dos pedais.

Revelator Alto

A Revelator Alto partilha a mesma genética da Relevator Sky Disc, mas o quadro da coleção 2018 enriquece com o regresso a famosíssima liga de nano-carbono premium: o quadro mantém-se técnica e geometricamente igual, mas o regresso desta liga de carbono confere um comportamento dinâmico apurado, maduro e evoluído. Resulta numa bicicleta com comportamento responsivo e ágil mas com uma capacidade singular de aliviar a fadiga dos músculos pela eficácia em suavizar as vibrações da estrada e de melhorar linearidade de resposta ao mínimo impulso dos pedais.

Apetrechado de detalhes encobertos, o aperto do espigão integrado/oculto no quadro atribui ao espigão uma incidência ativa e encontramos um equilíbrio estrutural que coloca mais peso sobre o espigão, potenciando o efeito de amortecimento passivo e oscilação natural a par da dinâmica do ciclista. Além disso, o cockpit foi erguido em 10mm, o que beneficia a ergonomia do ciclista mas sobretudo o domínio da bicicleta. A solução da geometria não recorreu ao aumento da coluna de direção mas ao prolongamento dissimulado da forqueta, mantendo a rigidez integral do quadro.

Revelator Sky

Partilhando a sua génese com a Revelator Alto, a Sky consiste numa versão com travões de disco, claramente uma ofensiva ao segmento granfondo com um quadro fabricado em nano-carbono premium.

Além de todas as características da sua ‘irmã’, o quadro da SKY surge fortalecido com eixos passantes em ambas as rodas que rebate e atenua as tensões dinâmicas dos potentes travões de disco e as oscilações adversas que afetam a precisão da transmissão. Além disso, o cubo traseiro sobredimensionado com eixo de 142mm (o normal é 135mm) é revolucionário no ciclismo: esta diferenciação tecnológica distingue a Revelator Sky no equilíbrio das tensões sobre a roda especialmente em carga (subidas, sprints ou pedalar em pé).

Strada

Uma bicicleta de estrada com agilidade e aptidão enérgica para os estradões de albufeiras, barragens, costa marítima e muito mais! O lançamento no catálogo 2018 da irreverente Strada 2000 revela um quadro com faceta típica de ciclocrosse mas reconvertido com funcionalidades e vocação mais orientada para ciclismo todo-o-terreno. Atualmente, os parques naturais e ilhas desvendam as suas belezas aos ciclistas através de grandiosos estradões que serpenteiam pelas montanhas e albufeiras com piso compacto e suave ao alcance de uma bicicleta de estrada convertida: geometria compacta para resposta enérgica, pneus de 32mm, travões de disco e um cockpit sobre-elevado adaptado para o ciclista sobrepor as maiores vibrações confortavelmente.

O quadro fabricado em alumínio com tubagem de tripla espessura com geometria compacta apresenta soluções de geometria subtis que fazem da KTM STRADA 2000 uma bicicleta ágil e progressiva para trajectos naturais.