Focus Thron Impulse 27R - Diversão acima de tudo!

POR: Tiago Viegas
FOTOS: Tiago Rio | RIDER: Tiago Viegas

As e-bikes vieram para ficar, e a prova disso é a enorme aposta que as marcas tem vindo a fazer neste segmento, mostrando uma mudança de paradigma.

A marca alemã é talvez das marcas que mais têm apostado nas e-bikes. A Thron é prova disso, equipando um potente motor Impulse, propriedade da própria Focus, que para além da sua elevada potência 612Wh, permite disfrutar da sua bicicleta por muitos quilómetros (aproximadamente 150kms).

Assim que começamos a pedalar nesta e-bike sentimos logo um impulso que nos faz sentir que estamos perante uma máquina endiabrada e que têm que ser domada.

O conforto é assegurado pela suspensão dianteira a ar Fox 32 Float Evolution CTD e o amortecedor traseiro Fox Float CTD também a ar, que neutralizam as irregularidades do solo, apoiados por uma elevada rigidez do quadro.

As subidas deixam de ser um problema, pois a Focus Thron é uma excelente trepadora. Muitas vezes nós é que não acreditamos que conseguimos ultrapassar aquela subida, mas a Thron tem um gostinho especial em nos deixar pasmados com a sua capacidade.

Nesta e-bike os motores são limitados a 25kms por hora, pelo que acima desta velocidade deixamos de ter auxílio do motor, e aí nota-se que estamos a conduzir uma bicicleta de 21kg.

Pelas caraterísticas acima referidas, esta não é uma bicicleta divertida de conduzir na estrada, mas não foi com certeza a pensar nisso que ela foi construída. Por outro lado quando entramos nos trilhos, o caso muda de figura, transformando-se numa bicicleta que nos proporciona bastante adrenalina ao conduzir, e a emoção vai aumentando à medida que os trilhos se tornam mais técnicos e difíceis.

A transmissão de 10 velocidades Shimano XT é alimentada por um sistema interno que torna as passagens de mudança mais suaves, de forma a aumentar a durabilidade da corrente.

Se tiver que desmontar da bicicleta não se preocupe, pois não vai ter que a carregar em peso. A Thron têm uma funcionalidade que possibilita à bicicleta andar sozinha até aos 6 kms/h para nos facilitar quando temos que desmontar numa subida.

A utilização desta Focus, é bastante simples, pois o sistema de carregamento da bateria permite ligar a bicicleta à eletricidade sem que seja necessário desmontar qualquer componente.

A marca oferece 2 anos de garantia nas suas baterias e garante uma performance elevada mesmo depois dos 1000 ciclos de carga.

Para quem queira circular mais em estrada, a Focus têm bicicletas equipadas com os motores Impulse Speed, que permitem velocidades de até 45 kms/h.

FICHA TÉCNICA

Prós: Muito divertida de conduzir. Um precioso auxílio nas subidas.

Contras: O auxílio do motor só funciona até aos 25km/h

Peso: 21kg

Preço: € 4.200