Roval anuncia novas rodas Control SL 29

POR: Tiago Rio

Pergunta a Jaroslav Kulhavý e ele dir-te-á: nas provas de Cross Country cada grama conta. Mas com os circuitos de XC cada vez mais agressivos, o facto de uma roda ser super leve já não é suficiente. Agora as rodas têm de ser tão rígidas e resistentes quanto leves, para além de todas as características de maneabilidade que os experimentados ciclistas de XC exigem atualmente. Para isso a Roval desenvolveu as novas Control SL.

Quando os atletas pedem as melhores rodas de Cross Country, pedem algumas características muito especificas. Têm que ser leves para terem uma baixa inércia, serem suficientemente fortes para resistirem às pedras e raízes numa bicicleta com pouco curso e suficientemente largas para que o perfil do pneu seja otimizado tanto em tração como em resistência. Não é uma tarefa fácil.

Para alcançar todos estes objetivos, a Roval começou por estudar o seu aro Traverse SL para perceber se podiam extrapolar os seus benefícios, mantendo ou mesmo diminuindo o peso das anteriores Control SL. Com base na largura, que sabiam ser a ideal para a experiência de condução desejada, ajustaram a forma do aro para otimizar a rigidez, o peso e a qualidade de condução de todo o sistema no seu conjunto: com um perfil demasiado alto tornavam-se demasiado rígidas e com um perfil demasiado baixo fletiam em demasia. Os engenheiros analisaram meticulosamente cada forma de aro para chegar ao equilíbrio e à geometria perfeita, continuando depois a afinar as múltiplas opções de laminado de carbono, chegando por fim a um aro de 30,4mm de perfil e uma largura interna de 25mm.

Poder adicionar material e largura (três milímetros para ser exato), sem penalizar o peso, permitiu criar uma roda de XC mais resistente, mas os engenheiros da Roval não ficaram contentes apenas com o aumento da resistência. Perseguindo o objetivo de disponibilizar o jogo de rodas de XC mais rápido, agarraram nos novos aros e nos anteriores e montaram uns pneus Specialized Fast Trak 2.0 para realizar provas de resistência, com pressões de 20 e 30 PSI. O resultado? O novo aro mais largo foi mais rápido em cada teste. Mantendo o design Zero Bead Hook, a Roval garante que as novas rodas Control SL tem tudo o que procuravam.

Pensando nas rodas como todo um sistema completo, mantiveram os mesmos objetivos de leveza e durabilidade no seu desenho, não poupando em nada na sua fabricação. Cada roda é montada à mão, mesmo sabendo que esta é uma arte um pouco perdida, mas é certo que uma pessoa pode acrescentar qualidades que uma máquina simplesmente não consegue fazer. Com a montagem manual, é possível encontrar pequenas discrepâncias, que de outra forma numa máquina se perderiam. Assim, com o refinado aro 2Bliss Ready,  os cubos maquinados CNC e os raios DT Swiss Competition Race. Os cubos contam com rolamentos selados e partes internas DT Swiss 240 com coroas dentadas de 54 dentes no cubo traseiro, para uma engrenagem muito rápida. Para diminuir tanto peso quanto possível, foi incorporado o sistema Tubeless Plug, substituindo a fita interior de aro tradicional.

Estas novas rodas estarão disponíveis no final de Maio.