Faial da Terra Enduro Fest 2017

POR: Tiago Rio

A natureza pura e imaculada dos Açores tornou-se palco de um dos evento de Enduro mais espectaculares do nosso país. O evento situado junto à localidade de Povoação, foi criado há 2 anos por Carlos dos Santos, guia da Bike Safari Tour. Apesar de no ano passado ter recebido a visita dos atletas do mundial de Enduro: Damien Oton e Rémy Absalon, este ano focaram-se em alcançar o público nacional. Entre as montanhas, as planícies, e zonas que mais pareciam uma selva, os trilhos foram percorridos por cerca de 40 atletas - a maioria deles deslocou-se do continente até à ilha de S. Miguel.

Durante o evento percorreram-se um total de 62 km, com 2555m de acumulado de subida, e 3190 de descida. Apesar de a chuva ter estragado os planos para o primeiro dia, isso não impediu os participantes de explorar outras áreas desta lindíssima ilha. O competição decorreu apenas no Domingo, mas isso não afectou os sorrisos que os participantes exibiam no final da prova.

Categoria Open
1) Miguel Pardal, 13:13m
2) Paulo Basílio, 14:02m
3) Nuno Nóbrega, 14:09m


Categoria Principal
1) José Oliveira, 12:44m
2) João Machado, 13:00m
3) Roberto Chaves, 14:07m

É uma boa maneira de melhorar a economia de Faial da Terra, e trazer atletas para descobrir quão especial os Açores são.
Carlos dos Santos, Organizador do evento

Mais do que a competição, o convívio foi o mote de todo o evento, e entre a diversão, a camaradagem, a gastronomia e as paisagens, todos regressaram com a mala a transbordar de boas recordações.

António Abreu da Mad Productions fez uma excelente reportagem alargada com a cobertura fotográfica deste evento. Podem ver a reportagem completa neste link: https://www.pinkbike.com/news/faial-da-terra-enduro-fest-2017.html