Óculos B-Twin Cycling 900

POR: Tiago Rio

Estes óculos da série 900 são o topo da linha de óculos para ciclismo da Decathlon, oferecendo boa qualidade a um preço acessível. Vendem-se num kit, que inclui para além dos óculos: uma bolsa de transporte, lentes suplentes, e um estojo para guardar tudo isto.


As armações fabricadas em poliamida e borracha, ostentam um design com boa aerodinâmica, e estão disponíveis em quatro combinações de cor diferentes. A armação encaixa no topo da lente única, e desce até à pinça do nariz, sendo totalmente aberta na zona inferior. As extremidades das hastes são em borracha, flexíveis, permitindo não só maior conforto e aderência, mas também um melhor encaixe numa maior variedade de rostos, sendo recomendadas para rostos médios ou largos.

São óculos confortáveis, com boa fixação no rosto, não se movendo ou escorregando. Todavia antes de adquirir qualquer par de óculos é conveniente experimentar para ter a certeza que encaixam bem no seu rosto.


O campo de visão é bastante amplo, e mesmo com a cabeça baixa, os óculos não obstruem a visão. A título de exemplo, a parte superior da armação ficou alinhada com a pala do capacete que utilizámos. A lente é larga o suficiente para fornecer uma boa proteção contra galhos que possam atingir a face e detritos projetados pelas rodas.

O kit inclui quatro lentes em policarbonato resistente ao impacto, com protecção UV, com diferentes cores, cada uma destinada a utilização em condições de luminosidade distintas: a lente mais escura para utilização em dias de muito sol, a vermelha para pouco sol, a amarela adequa-se a nevoeiro e tempo encoberto, e a transparente para utilização noturna ou com chuva. O sistema de encaixe das lentes funciona com uma fixação magnética no apoio do nariz, e duas molas nas extremidades exteriores, tornando muito fácil e rápido o processo de substituição de lentes.

No topo das lentes existem entradas de ar que permitem o fluxo correto de ventilação para evitar que as lentes embaciem. As lentes nunca embaciaram quando em andamento.

Apenas em situações de paragem após esforço, em que o corpo liberta uma quantidade generosa de calor, ocorreu algum embaciamento, sobretudo na zona superior das lentes. Mas quando retomamos a marcha, o fluxo de ar limpa as lentes em poucos segundos, e voltamos a ter uma visão desimpedida.

Embora não incluam o design exclusivo ou as tecnologias presentes em óculos de outras marcas, mais dispendiosos, a relação qualidade-preço nestes B-Twin Cycling 900 é muito vantajosa. Pelo preço de €39,99, e considerando as múltiplas opções disponíveis graças ao kit de lentes, são sem dúvida uma opção recomendada.

FICHA TÉCNICA

Prós: Preço baixo, variedade de lentes, bom campo de visão

Contras: O design não é o mais apelativo

Preço: €39,99

Site do fabricante