Pura velocidade – Canyon apresenta a nova Aeroad 2021

POR: Tiago Rio

Ás vezes parece que há coisas que não podem melhorar, que são demasiado boas, que triunfaram desde o primeiro momento. Mas na Canyon são ambiciosos, fazem todo o possível por conseguir o seu objetivo, até tentar melhorar o que já é muito bom. Analisar, melhorar e testar até ao último pormenor é uma arte.  No caso da nova Aeroad falamos de arte através do mais alto nível de engenharia do mundo. 

Já chegou a nova geração da Aeroad para continuar com o trabalho da sua lendária predecessora. Um modelo totalmente, novo, resultado de anos de trabalho por parte dos engenheiros, desenhadores e responsáveis de produto, sem esquecer a colaboração com os ciclistas profissionais. É o resultado de um objetivo muito claro: fazer com que a sua bicicleta mais rápida passe ao seguinte nível, ou seja, que seja ainda mais rápida. Deram um passo em frente e conservaram as características que demonstraram a sua eficiência ano após ano.  

Desde o seu lançamento em julho de 2014, a Aeroad ofereceu a melhor combinação de aerodinâmica, conforto, rigidez e leveza num quadro com geometria agressiva. Uma das bicicletas de corrida mais completas que se criaram. Mas os dados de desempenho da nova Aeroad são imbatíveis. Até  7.4 watts mais rápida. Até 170 g mais leve. Até 14% mais rígida, e tudo isto sem fazer concessões no conforto. Estes resultados conseguiram-se depois de três anos de desenvolvimento muito intensivo, em que os departamentos de desenvolvimento trabalharam numa colaboração muito próxima com sócios externos, como os especialistas em aerodinâmica da Swiss Side. Não entanto, o objetivo nunca foi construir a bicicleta mais rápido no túnel de vento, queriam sim criar uma bicicleta que fosse a melhor no mundo real. E as opiniões absolutamente positivas de ciclistas profissionais como Mathieu van der Poel, Alejandro Valverde, Warren Barguil e Lisa Klein são o testemunho de que o conseguiram.

A Aeroad CF SLX e a Aeroad CFR incluem por primeira vez o revolucionário cockpit aerodinâmico CP0018, que permite ajustar a altura em /- 15 mm sem necessidade de modificar o tubo da forqueta. Assim os ciclistas podem subir ou baixar o guiador segundo as suas necessidades ao longo da temporada, dependendo das suas corridas e treinos, se vão sozinhos ou em grupo. Além disso, o CP0018 permite ajustar a largura em /- 20 mm sobre a medida de série standard. Esta característica exclusiva também facilita a montagem e transporte da Aeroad, já que o guiador pode dobrar-se sem necessidade de ser desmontado. 

As três versões do modelo 2021 (CF SL, CF SLX e CFR) vão levar o novo espigão SP0046, que é ainda mais aerodinâmico e tão confortável como o seu predecessor. 

No desenho de vanguarda das novas Aeroad CF SLX e CFR não se veem os cabos, estão totalmente integrados. Nas Aeroad CF SL montamos o nosso cockpit integrado e tamanhos de roda específicos para cada tamanho do quadro, os seus exclusivos tamanhos 2XS e 3XS têm rodas 650B para que os ciclistas de menor altura também possam desfrutar da excecional qualidade de condução da Aeroad. Nos modelos CF SLX e CFR todos os tamanhos têm rodas 700C, incluída a 2XL.

Graças às escoras de 5 mm mais curtas e à combinação de pneu dianteiro de 25 mm e traseiro de 28 mm, a nova Aeroad 6 é ainda mais ágil. Em termos de geometria, os três modelos são idênticos. 

A nova Aeroad está disponível exclusivamente através do site canyon.com. O modelo mais acessível será a Aeroad CF SL 7 por 3.299€, a Aeroad CF SLX 8 Di2 costará 4.999€ e a topo de gama Aeroad CFR 9 EPS terá um preço de 8.999€.