Specialized Diverge o veículo de fuga

POR: Edgar Santos

A nova Diverge é mais do que simplesmente a bicicleta de gravel mais capaz de todos os tempos, é performance para escapar. Escapar do grupo para a vitória, escapar da rotina diária, escapar das mesmas estradas e das mesmas voltas de sempre, com a velocidade, controlo e confiança para atacar o terreno mais desafiante.

Future Shock 2.0

É certo que o Future Shock foi desenvolvido para o empedrado, mas verificou-se que é a tecnologia mais adequada para andar em estradas acidentadas, estradões de gravel ou terreno solto.

Com um curso ajustável de amortecimento hidráulico, o Future Shock 2.0 mantém-te em controlo e sempre com o foco no objetivo, tudo isto enquanto te protege as mãos, braços e ombros dos impactos.

Com grande confiança, vem grande velocidade

“Que geometria é que uma bicicleta de gravel deve ter?” Pergunta errada. “Do que precisa o ciclista de gravel?" Assim está melhor. Com o Status Quo posto de lado, a Specialized criou uma geometria tão progressiva que é uma revelação no selim. Aquela vozinha na tua cabeça que diz “Não traves, tu consegues” acabou de ficar muito mais alta.

Inspirada na Epic, um tubo de direção mais aberto, maior alcance e um cockpit mais curto mantêm a Diverge estável para que possas manter o controlo e a velocidade em estradões de terra e trilhos de lama.

Com a ajuda de uma régua mágica, a forqueta da Diverge tem um novo offset, para assegurar que toda aquela estabilidade não compromete a rapidez da direção ou a rigidez na roda dianteira com o aumento da velocidade.

Elevou-se o eixo pedaleiro da Diverge em 6mm, melhorando o espaço para pedalar, tornando-a mais ágil, mas com 80mm de desnível, continua entre as mais baixas em gravel para uma verdadeira estabilidade.

Com 425mm, as escoras da Diverge mantêm a roda aconchegada debaixo do ciclista para uma rápida aceleração e um manuseio ágil, enquanto equilibram na perfeição a bicicleta para a máxima confiança.

Nada desbloqueia o potencial como espaço para os pneus. Felizmente, a Specialized foi generosa. Muito generosa – 47mm numa roda 700c e 2.1” em 650B. É uma loucura, nós sabemos, mas espera até rasgares uma descida com tanta borracha. Alleluia!

Queriam mega espaço para pneus, mas não queriam escoras longas ou um design pesado e vulnerável de escoras rebaixadas. A resposta? A escora do lado da transmissão é uma estreita e sólida régua de carbono entre o pneu e a corrente.

Tudo o que precisas, mesmo onde precisas

O compartimento interno SWAT da Diverge tira todo o equipamento dos teus bolsos e coloca-o na parte inferior do quadro, melhorando o comportamento e mantendo-te mais confortável. Vai em frente e passa a ripar por aquela estação de abastecimento, ou leva equipamento extra para ires mais longe no desconhecido. As bolsas SWAT mantêm tudo seco e organizado.

Com menos de 1000 gramas, o quadro da Diverge é mais leve do que a maioria dos quadros de corrida de gravel com espaço acanhado para pneus, enquanto é mais capaz do que qualquer outra no gravel. Sobe com ela, compete com ela ou equipa-a com malas e guarda-lamas, a Diverge faz tudo isto mais rápido e leve que tudo o resto.