Shiv TT - A nova forma de velocidade

POR: Tiago Rio

Esquece todos os estigmas em redor de uma bicicleta de contrarrelógio. Tubos finos, grandes recortes no tubo de selim, estruturas pesadas e muito pouca agilidade - a Shiv TT transforma tudo isso em relíquias do passado.

Leve, ágil, e tão aero como a Shiv original, vencedora de medalhas de ouro. Esta é a nova forma de velocidade.

Nascida de uma obsessão aerodinâmica tão intensa que até construiram o seu próprio Win Tunnel, a Specialized Shiv TT representa a velocidade do World Tour de hoje. Velocidade para atacar os percursos de contrarrelógio mais técnicos, entrar nas subidas mais íngremes e competir com suprema confiança. E agora é 500 gramas mais leves.

Uma silhueta diferente de qualquer outra

A marca californiana deixou para os outros fazerem o maior aerofólio que as regulamentações permitirem. Tentando o inesperado - enviaram o pensamento convencional pela janela. Com formas que se fundem com a aerodinâmica, o peso e a rigidez da FreeFoil Shape Library, projetaram a bicicleta mais rápida possível, e não apenas uma que cumpra os requisitos.

A Roval 321 assume-se como a roda de disco mais rápida do mundo e não precisa de entrar pelo tubo de selim. Em vez disso, o tubo de selim e a roda definem os seus próprios caminhos aerodinâmicos, o que permite reduzir o peso e melhorar a qualidade da condução sem aumentar o arrasto. Também cria uma configuração 1x super suave.

Leve e estável

Eliminámos quase 200 gramas do nosso cockpit com um guiador e avanço com um design de peça única uma utilização muito eficiente de hardware. Mas fizemo-lo mantendo uma plataforma estável e ajustável para garantir que possas alcançar o teu apogeu, independentemente de quão rápido vás.

O drop das escoras reduz o arrasto. É por isso que estão no limite da UCI e quase invisíveis ao fluxo de ar. Projetadas para alta potência no selim e acelerações rápidas fora dele, estas escoras melhoram também o equilíbrio da bicicleta, portanto, toda essa velocidade pode ser utilizada com toda a segurança.

Travões de disco para ir rápido

Os travões de disco tornam esta bicicleta mais rápida. Com a coroa da forqueta e as escoras inferiores livres das pinças de travão, esta bicicleta foi esculpida para limpar qualquer arrasto significativo. E quando adicionas eixos passantes para maior rigidez e equilíbrio, obténs o casamento perfeito entre velocidade e controle.

Um tubo inferior com sete anos de estudo

Com os testes feitos no Win Tunnel da Specialized desde 2012, comprovou-se que um tubo inferior é mais importante para a rigidez/peso que para a aerodinâmica. Então, certificou-se de que este aumentasse muito a transferência de potência e eliminasse peso, além de escondê-lo atrás da roda dianteira para garantir que a Shiv TT seja a bicicleta mais rápida do mundo.

A Specialized também aprendeu que um espigão de selim mais estreito que o espigão da Venge é duro e pesado, e não é mais aero com o ciclista no selim. Então, ao invés de reinventar a roda, cada Shiv TT usa um espigão da Venge já comprovado - mais leve, mais complacente e tão rápido quanto o espigão mais fino que a UCI permitir.

Fácil de montar, fácil de ajustar

Após décadas a trabalhar com os mecânicos do World Tour, conclui-se que uma bicicleta de TT em que seja fácil trabalhar seria incrivelmente importante.

Da sua construção, aos ajustes do cockpit, a nova Shiv TT não é só rápida para os ciclistas, é também rápida para os mecânicos.