Reformulação do conceito Shimano Service Senter assegura excelente serviço técnico

POR: Tiago Rio

Iniciado nos países da Benelux nos anos 90 e lançado nos mercados da Europa em 2001, a rede Shimano Service Center foi pensada para ajudar as lojas de bicicleta a criarem e a desenvolver relações mais sólidas com os seus clientes e assegurar que estes tivessem um acesso mais facilitado a especialistas em ciclismo.  

Agora numa fase de reformulação, as linhas de orientação e as mensagens da marca Shimano Service Center (SSC) são agora parte de uma nova estratégia mais abrangente que pretende potenciar experiências no interior da loja; mensagens mais emotivas para os consumidores, ferramentas digitais mais práticas, lojas com oficina visíveis ao consumidor, e equipas treinadas com mais experiência técnica. Com uma rede actual de 800 retalhistas SSC em 2018, espera-se atingir as 1000 lojas SSC até 2020 na Europa.

O coração do novo conceito

Conseguir melhorar e criar novas experiências aos consumidores de  modo que esses mesmos consumidores regressem à loja é o ponto medular deste renovado conceito. Promessas claras, uma comunicação transparente de lojas bem adaptadas, compostas por especialistas treinados que transmitam confiança e lealdade é a pedra alicerce do conceito. O conceito de Shimano Serviçe Center( SSC) realça que a experiência em loja deverá destacar-se a um nível altamente profissional de tratamento tantos de bicicletas como dos seus clientes. O que é ligeiramente diferente  de um comum serviço de manutenção.

Excelente manutenção, das pessoas que melhor conhecem a tua bicicleta.

O retalho está a ter acesso a uma plataforma de cursos de treino online de maneira a ir ao encontro de uma série de responsabilidades e expectativas sobre a qualidade de serviço para os diferentes estilos de ciclismo, desportivo, cidade e e-bikes. É esperado que os colaboradores da loja estejam bastantes conhecedores e experimentados acerca dos mais  recentes produtos e tecnologias da Shimano e que a loja tenha sempre disponível a maior parte de peças originais Shimano para servir de imediato o cliente.

A aplicação do conceito Shimano Service Center na loja é efectuada através de um kit flexível  que é adaptado a qualquer espaço, desde sinalética aplicada na montra, balcão, reclames LED, bandeiras, slogans e vestuário de modo a criar reconhecimento e aumentar a confiança do consumidor. 

Sobretudo a relevante mensagem ‘‘Excelente manutenção, das pessoas que melhor conhecem a tua bicicleta” Na área de vendas e oficina será apresentada como sinalética de reconhecimento para os consumidores. Com a intenção de conseguir que os mecânicos das lojas Shimano Service Center se tornem: “As pessoas que melhor conhecem a tua bicicleta”

Rob van der Heijden, gestor do conceito SSC na Shimano Europa: “O nosso objectivo primário para os Shimano Service Center é apoiar os retalhistas de modo a que estes se tornem verdadeiros especialistas na manutenção de bicicletas. Isso levou-nos ao desenvolvimento de ambientes que transmitam confiança e conforto e à comunicação do profissionalismo existente nestas lojas.” 

“Trata-se agora de um conceito mais emocional, com maior realce no serviço de oficina apoiado por slogans como: “Coloca-nos as tuas dúvidas, a tua bicicleta não tem segredos para nós”. Acreditamos  que este poderá ser o caminho que as lojas devem optar para se conseguirem diferenciar no mercado e conseguirem manter um contacto muito próximo com os seus clientes e consumidores em geral.”

O conceito Shimano Service Center está neste momento a ser reformulado em Portugal pela Sociedade Comercial do Vouga, com um plano de expansão de 20 lojas até 2020.  

A rede de lojas Shimano Service Center está aberto a todas as lojas de retalho de ciclismo  qualificadas na Europa, em conjunção  com o distribuidor oficial Shimano local. Qualquer contacto sobre o conceito deve ser efectuado via Soc.Com.Vouga.