Irmãos na competição: Schwalbe Racing Ray e Racing Ralph

POR: Tiago Rio

Dois novos pneus estão unindo forças para enfrentar os desafios das pistas modernas de cross-country: com o Racing Ray na roda dianteira e a nova versão do Racing Ralph na roda traseira.

A rápida evolução do Cross-country nos últimos anos, com saltos, mudanças de direção, rampas e passagens com raízes - tudo em rápida sucessão - tornou as pistas mais complexas e mais rápidas.

"Os pneus para os trilhos modernos precisam rolar com extrema facilidade, permanecendo confiáveis e duráveis." O piso tem que funcionar perfeitamente em uma ampla variedade de superfícies e em todas as condições climatéricas. Curvas, aceleração, aderência, resistência ao rolamento e desempenho em travagem precisam ser perfeitamente equilibrados", enfatiza Markus Hachmeyer, Gerente Sénior de Produtos para Pneus BTT. "Só conseguimos a solução perfeita desenvolvendo pneus específicos para a dianteira e traseira."

Assim, os novos pneus dão o seu melhor quando os dois tipos podem trabalhar juntos: o Racing Ray é um pneu dianteiro com excelentes qualidades de direção, enquanto o Racing Ralph na roda traseira proporciona velocidade e tração. Os novos irmãos cross-country têm padrões muito diferentes, mas para ambos, a Schwalbe confia na nova versão dos blocos arredondados que já tornaram a dupla Fat Albert tão bem sucedida. "Os pneus são muito condescendente com quaisquer erros: eles recuperam rapidamente de um solavanco ou de um desvio", explica Markus Hachmeyer.

Racing Ray na frente: piso agressivo e boa direção

Como um pneu dianteiro de puro-sangue, o Racing Ray garante uma resposta precisa da direção, curvas seguras e aderência até ao limite. Ao mesmo tempo, permite uma travagem potente e controlada em todas as condições. Os blocos laterais estáveis, pouco deformáveis, suportam um estilo de condução direto mesmo em curvas extremas.

Apesar do piso agressivo, o pneu rola suavemente, de forma rápida e silenciosa - na faixa central com blocos desalinhados e muito fechados. Com suas múltiplos blocos de aderência a toda a largura, o pneu atinge constantemente o equilíbrio certo entre baixa fricção e aderência. Também é importante não subestimar os blocos de transição na área entre o centro e as laterais, que asseguram uma aderência contínua. O padrão aberto do piso garante uma boa limpeza da lama. O Racing Ray é equipado exclusivamente com o composto Addix Speedgrip - para ótima aderência, velocidade e durabilidade exigidas de uma roda dianteira.

Racing Ralph na parte de trás: rápido e versátil

O novo Racing Ralph é mais poderoso que o seu companheiro, mas apresenta-se ainda mais leve. Os blocos maciços no meio e os blocos bem apoiados nas laterais e na área de transição fornecem múltiplas arestas de aderência para tração e propulsão. Estes, juntamente com as aberturas, garantem melhor aderência às raízes e arestas, bem como boa auto-limpeza. "O piloto pode sentir como o pneu converte a energia absorvida em propulsão directa - mesmo a baixas velocidades em subidas íngremes com condições molhadas", enfatiza o gerente de produto. Ao mesmo tempo, os pneus rolam silenciosamente numa superfície de rolamento uniforme. Uma vez que uma roda traseira é principalmente focada na velocidade, o Addix Speed é o composto ideal. Embora o novo Racing Ralph seja projetado como um especialista para a roda traseira, ele também pode ser montado na roda dianteira em condições muito secas.

Ambos os pneus estão equipados com a tecnologia Tubeless Easy e SnakeSkin, e estarão disponíveis em lojas especializadas em bicicletas a partir de Julho, pelo preço de 57,90€.