O novo Hans Dampf: o pneu polivalente recebe uma reformulação

POR: Tiago Rio

O Hans Dampf é o pneu polivalente da Schwalbe para enduro: oferece o máximo de diversão e controle total em terrenos acidentados, bem como em singletracks sinuosos. A Schwalbe anunciou agora uma nova versão com mudanças inovadoras e radicais, sem comprometer as suas características já conhecidas deste pneu.

O novo piso com blocos estáveis, um padrão com design agressivo e compostos Addix sofreu uma reformulação completa. As bicicletas estão a tornar-se mais capazes e as geometrias vão ficando mais extremas ano após ano, enquanto os trilhos são cada vez mais técnicos e desafiadores. O novo Hans Dampf adapta-se a essas tendências, oferecendo controle preciso e desempenho superior, enquanto mantém suas propriedades confiáveis e fáceis de controlar, explica Carl Kämper, Gerente de produtos BTT Júnior da Schwalbe. O novo Hans Dampf garante o máximo de diversão para pilotos e praticantes de fim de semana, seja em terrenos de enduro, de montanha ou num bike-park. É recomendado para quem considera o Nobby Nic pouco agressivo e o Magic Mary muito radical.

Versatilidade confiável

Se gosta de curvas, vai gostar da aderência: os blocos são até 50% maiores, mordem bem em todas as posições, curvas e situações extremas. Mesmo em derrapagem, o pneu é fácil de controlar e trazer de volta para a linha.

Os blocos laterais estáveis proporcionam excelente aderência em curvas rápidas e agressivas e aumentam a vida útil do pneu. Junto com os blocos de diâmetro maior, estes fazem uso total das excelentes características de amortecimento e desgaste dos compostos Addix. Os blocos frontais têm material mais que suficiente para oferecer uma sensação intensa e definida e muita aderência em situações off-camber.

Carl Kämper afirma: O pneu rola como se estivesse em trilhos, garante máxima aderência, sem deformação. Os blocos da fila traseira proporcionam segurança adicional em situações extremas e derrapagens. São os tacos que me salvam quando as coisas ficam difíceis. Eles cravam um pouco mais tarde, mas são muito eficazes mesmo em solo solto e argiloso. Eles fornecem aderência constante, uma sensação que se estende por todo o piso, até às bordas externas.

Os blocos de transição dispostos elipticamente entre o centro e as laterais produzem uma sensação previsível e confiável em qualquer situação. Os grandes blocos duplos centrais garantem tração em travagem e transmissão de potência precisa com pouca flexão. O grupo de 4 blocos complementa os potentes blocos duplos para melhorar a transmissão de potência e fornecer maior aderência em travagem.

O design geral mais aberto, com muito espaço ao longo do piso, garante que o pneu limpa rapidamente a lama acumulada. Quando o pneu rola, a lama agarrada é ejetada para o lado como que através de uma calha. O padrão equilibrado do piso trabalha sem esforço e corrige erros generosamente, o que o torna perfeito para principiantes. Uma vantagem adicional: o piso não tem padrão direcional, facilitando a montagem.

Para Trail, Enduro, Downhill e elétricas

Enquanto o seu antecessor foi usado frequentemente como um pneu de combinação para a roda traseira, o novo Hans Dampf preenche todos os requisitos, seja precisão na dianteira ou tração traseira. A ampla gama está disponível em todos os tamanhos comuns de BTT. Carl Kämper recomenda o composto Addix Soft, pela sua suavidade a rolar, amortecimento impressionante e aderência poderosa. Este composto sente-se em casa tanto nos mundos de Enduro e Downhill, como nas disciplinas de All-Mountain e Trail. Isso também se aplica às bicicletas elétricas: o novo Hans Dampf tem tudo para tornar o passeio mais divertido. 

Tamanhos disponíveis: 29x2.35, 29x2.6, 27.5x2.35, 27.5x2.6, 27.5x2.75, 26x2.35 e 24x2.35: este último é ideal para a tendência crescente de bicicletas de alta qualidade para crianças. O novo Hans Dampf estará disponível nos lojas da especialidade a partir de julho, a um preço de 32,90€ na linha Performance e de 57,90€ na exclusiva Evolution Line.