A nova Specialized Epic quer ser a bicicleta mais rápida de XC

POR: Tiago Rio

A Specialized poderia ter apenas adicionado uma nova peça à Epic e chamar-lhe a novidade do dia, mas na realidade aderiu à velha ideia de que “o todo é melhor que a soma das suas partes”. Então, em vez disso, juntou tudo o que tinha para fazer na nova Epic com o objectivo de a tornar na bicicleta mais rápida de XC da atualidade.

Leve. Inteligente. Rápida.

Rápido e plano, instável e técnico, exigente e difícil – não importa que tipo de terreno enfrentas, a Epic é uma ferramenta capaz para te levar ao lugar mais alto do pódio. Com o seu design completamente renovado apresenta-se verdadeiramente rápida!

Os percursos das provas mudaram ao longo dos anos. Tornaram-se mais técnicos, mais íngremes e simplesmente mais desafiantes para pedalar, o que mantém os pilotos a pedalar a todo o gás. Para garantir que a nova Epic é a melhor ferramenta para superar o pódio nestes percursos, a marca redesenhou completamente o quadro desta bicicleta, incluindo a tecnologia Rider-First Engineered™, e desenvolveu uma geometria XC moderna. Além disso criou o novo Brain para uma melhor performance.

Mais leve, mais Inteligente e mais rápida

Quadro com tecnologia Rider-First Engineered™ com baixo peso – menos 525g que o anterior (nas gamas Pro, Expert e Comp), mantendo a mesma rigidez. Este peso refere-se apenas ao triângulo frontal.

O novo Brain 2.0 foi completamente redesenhado. Está agora mais perto do eixo traseiro de forma a fazer uma leitura mais precisa do terreno e a dar uma resposta mais eficiente. A nova disposição e trajetória do fluxo de óleo proporcionam um controlo mais consistente do amortecedor.

Alcance mais comprido (distância entre o centro da testa do quadro e o centro do eixo pedaleiro, medida horizontal), ângulo de direção mais aberto e suspensão com offset personalizado que proporcionam uma melhoria na qualidade da condução.

Quadro totalmente renovado

Rider-First Engineered™ é a tecnologia utilizada e dá origem à conceção de tubos únicos para cada tamanho de quadro. Isto permite que os engenheiros da Specialized estabeleçam metas de conceção de forma a que, independentemente do tamanho que uses, consigas ter a mesma experiência de condução sem que o mesmo se torne demasiado rígido ou que, por outro lado, não tenha a rigidez pretendida.

Com isto foi possível desenvolver uma bicicleta que tem uma rigidez e um peso bastante equilibrado para qualquer competição, e enquanto diminui 240 gramas na parte traseira, retira uns impressionantes 525 gramas ao quadro. Este peso é o equivalente a retirar o Brain por inteiro mais os pivots e os espaçadores.

Brain 2.0

O mundo das suspensões deu uma volta de 180 graus quando a Specialized introduziu o Brain há mais de uma década. Era e é, o único amortecedor que pode diferenciar o ciclista das oscilações do terreno. Ele trabalha de forma firme em terreno mais liso, abrindo a sua válvula apenas quando surgem impactos provenientes do solo. A necessidade de botões de bloqueio, cabos extra e controlos remotos desapareceu, e com isso também foi deixado para trás o esquecimento de começares a descer um trilho sem desbloquear a suspensão.

O Brain 2.0 agrega tudo o que de bom se foi desenvolvendo até aqui e sobrepõe-se a tudo isso. Está agora mais perto do eixo traseiro de forma a fazer uma leitura mais precisa do terreno e a dar uma resposta mais eficiente. A nova disposição e trajetória do fluxo de óleo proporcionam um controlo mais consistente do amortecedor e uma melhoria no rendimento aquando da passagem em zonas irregulares. A mangueira também foi alterada para que deixassem de existir problemas de fricção no quadro, tornando-o ainda mais elegante. Com o seu encaminhamento direto para o sistema do amortecedor, retiraram-se as curvas e acessórios desnecessários o que melhorou ainda mais o seu funcionamento.

Geometria Moderna

Vamos ser honestos – o XC mudou. Longe estão já os trilhos que se assemelhavam a passeios no parque. Agora há secções que podem ser confundidas com pistas de enduro. A Specialized reconheceu que precisava de mudar a ideia dos trilhos do antigamente por isso deitou tudo “porta fora” e começou do zero.

Aumentou o alcance para criar uma frente mais estável. Para manter a posição do ciclista como até agora reduziu o comprimento do avanço o que lhe confere uma maior agilidade. Diminuiu a amplitude da testa em 1,5 graus de forma a criar um ângulo de direção mais agressivo com 69,5 graus. Estas duas alterações fizeram com que a bicicleta se tornasse mais rápida nas descidas e que aumentasse a sua estabilidade, mesmo nos terrenos mais difíceis. Mas possivelmente estás a pensar: “Esse ângulo irá tornar a bicicleta menos direta e mais lenta, certo?”. Errado. A equipa que desenvolveu o quadro, bem como a equipa que desenvolveu as suspensões testaram inúmeras combinações até chegarem à fórmula que garante mais estabilidade e confiança na condução que são os 42mm de offset da suspensão. É a cereja no topo do bolo.

Traseira totalmente renovada

Num esforço de fazer da Epic a bicicleta mais rápida de XC, um dos objetivos seria o de reduzir o peso. Para isso a marca retirou os pivots das escoras com esta nova plataforma, e essa decisão poupou 240 gramas (39% mais leve) só na zona traseira da bicicleta. Isto, combinado com o novo Brain, permitiu alcançar grandes melhorias na sua performance, ao mesmo tempo que em alguns quadros se conseguiu diminuir o peso em 525 gramas.

Pode-se dizer que a nova Epic é uma bicicleta só de um pivot. A Specialized criou zonas flexíveis presentes nas escoras superior e inferior, de forma a melhorar ainda mais o sistema FSR. Projetada para utilizar apenas um prato, os engenheiros da marca conseguiram criar uma plataforma melhor para suportar as forças da pedalada. Esta caraterística combinada com a eficiência do novo amortecedor, é baseada na eficiência do seu antecessor.

Retirar os pivots torno a bicicleta ainda mais rígida o que significa, melhor eficiência na transferência de potência. A Specialized continua a apostar no sistema FSR por isso vais continuar a vê-lo presente nas restantes bicicletas de montanha da marca.