Novos componentes Deore XT, SLX, Deore, Alivio, Acera & Altus

POR: Tiago Rio

Com o novo Deore, Alivio, Acera, Altus e componentes sem série associada, a Shimano expande a versatilidade e diversão que podem ser encontradas a vários níveis no trail, trekking e ciclismo off-road.

Série Deore M6000

Desenhado em torno do conceito de performance e lazer, o novo grupo Deore M6000 é para os ciclistas de Trail, entusiastas de BTT, ciclistas de cidade e todos aqueles que necessitam diariamente de lidar com estradas e piso em más condições, chuva, areia e todos os contratempos com que a natureza nos surpreende.

O grupo Deore M6000 mantêm as 10-velocidades, contudo garante algumas inovadoras características de maneira a transmitir fiabilidade, suavidade, flexibilidade de estilo com possibilidades ilimitadas.

A transmissão 2x10 (FC-M6000) adopta o aspecto das transmissões dos grupos XTR, XT e SLX com um aspecto polido, design 1-peça, tecnologia hollowtech II de 4-braços em três opções (38-28D, 36-26D, 34-24D) e uma alternativa para versão Boost. De modo a assegurar um amplo leque de estilos de ciclismo, estará disponível uma transmissão 3x10 com um design agressivo. Ambos os sistemas são compatíveis com cassetes Dyna-Sys 10v 11-42D (CS-HG500) assim como outras 3 opções 11-36/34/32D.

A comutação 2x10 e 3x10V são asseguradas por mudanças traseiras com tecnologia Shadow RD (RD-M6000-GS), oferecendo melhor retenção e estabilidade da corrente. Na frente temos 3 opções de mudança swing (top, down e side) que podem ser combinadas com 5 tipos de montagem (alta, baixa, montagem direta, tipo-E e um novo tipo a intermédia) de maneira a oferecer melhores passagens de cabos e/ou seguindo os novos requisitos de fabricantes como a distância do pneu ou as suspensões traseiras.

As operações de comutação estão asseguradas por manipulos Rapidfire Plus (SL-M6000), equipados com um visor que permite visualizar as mudanças colocadas. Os novos travões hidráulicos com servo-wave e maior potência de travagem (BL-M6000), pinças com piston isolado (BR-M6000) desenhadas para utilizar pastilhas com tecnologia Ice garantem um maior controlo.

O conjunto de cubos (HB-M6000/10V, FH-M6000/10V) completa o grupo com opção 100x15mm de eixo passante na frente e encaixe de disco center-lock para facilitar o encaixe.

Novos componentes BTT sem série associada

A gama de rodas foi expandida com duas novas rodas na gama Deore XT 29” e 27.5” com opção para sistemas BOOST e eixo passante. As rodas da frente são mais rígidas com os 10mm adicionais ficando com 110x15mm na frente, e as rodas traseiras estão 6mm mais largas com 148x12mm de eixo. Novos eixos passantes traseiros (AX-MT700 and AX-MT500) foram também adicionados, mais leves, com maior distância para os quadros e pinças de travão.

No que toca a transmissões, ao nível da gama SLX teremos uma nova cassete 11-46D (CS-M7000), para montagens 1x11V.

Ao mesmo nível do novo grupo Deore chega um novo pedaleiro 2x11V 36-26D (FC-MT600) com sistema Dyna-Sys e dentes resistentes à fricção em opções standard e BOOST, e uma outra opção para 10V duplo (36-26D) o FC-MT500.

Também foram lançados novos pedais SPD com encaixe de ambos os lados (PD-ED500) ao nível da gama Deore.

Novas opções de transmissão para o grupo Alivio, Acera e Altus

Ao nível dos grupos Alivio (M4000) e Acera (M3000) os ciclistas que estão a iniciar-se no BTT e preferem neste momento um misto de trilhos todo-o-terreno e ciclismo urbano têm agora uma nova opção de pedaleiro 2x9 velocidades 36-22D (FC-M4050 2-peças ou o FC-M3000 de encaixe no quadro) com mais 3mm na linha de corrente para suportar pneus mais largos. Novas cassetes Hyperglide 9V 11-36D (CS-HG400/201-9), manipulos de acção leve (SL-M4010/M3010), e mudanças frontais side-swing (FD-MT400-E/D) com maior folga para o pneu.

No sistema ALTUS (M2000) uma nova cassete de 9V MEGALITE integra uma transmissão de 3x9V. As rodas pedaleiras 40-30-22D são compatíveis com uma nova e resistente cassete 11-36D (CS-HG200-9/201-9) e a nova mudança com tecnologia Shadow RD transportada dos topos de gama, garante uma posição de baixo perfil para maior segurança nos trilhos.

Disponibilidade no mercado

Deore: Maio 2017

Componentes sem série: Maio 2017

Altus: Abril 2017

Alivio: Maio 2017

Acera: Maio 2017